Quem Sou Eu? (Autor Ricardo de Faria Barros)


Acredito que um beija-flor, uma borboleta, ou uma abelha, mais que se alimentarem do néctar das flores, carregam possibilidades de germinação de outras vidas, aos polinizarem esperanças, após alçarem vôos. Podemos ser como eles. Polinizadores de coisas boas, justas e éticas.
Acredito na força do nós, do coletivo, da cooperação, e da aprendizagem em redes de colaboração. Todos somos aprendentes e ensinantes de algo, a alguém. Somos inacabados, esboços de nós mesmos em permanente elaboração, e é na relação com o outro onde mais aprenderemos sobre a vida e o viver.
Acredito que o amanhã será melhor, e que o que estamos passando de aperreio, em algum momento de nossa vida, além dele também fazer parte do pacote de existir, passará.
Não acredito em muitas coisas que leio, sempre começando por: "segundo pesquisas", ou de ideologização de tudo. Simplesmente desconsidero e sigo com meus próprios hábitos. Nem acredito em receitas simples para se viver de bem com a vida. A vida de não vem com manual. E é preciso que cada um escreva o seu.
Não acredito em políticos, de espécie alguma. Sinto muito se lhe decepcionei. Mas, paradoxalmente, acredito na força do voto, e nunca vou me abster de eleger aquele que representa o projeto político em que acredito. Afina, aprendi que não elejo pessoas, e sim visões de mundo.
Não acredito que me aposentei, entrando para a inatividade. Tenho uma agenda com coisas páginas em branco, ávidas para que nelas eu coloque novos aprenderes, aventuras e experiências de vida. E me sinto um garotão!
Não gosto de desarmonia, de conflitos e desavenças. Desvio deles. Flexibilizo posições. Relevo atitudes. Engulo sapos. Para não entrar em embates estéreis, em si mesmo. Nem sempre isso é legal. Deveria ter entrado numa brigas. Mas, no balanço geral, é positivo ser assim, eu acho.
Não gosto de dividir o mundo entre quem está salvo e quem não está. Embora professe fé, convivo com descrentes, ou crentes de coisas diferentes das minhas, e numa boa. Não entendo como podemos dividir o mundo entre quem pensa, age e se porta como eu; e quem não pensa, age e se porta. Aliás, não sou bom em conta de divisão.
Não gosto de chegar atrasado em compromissos, nem de vestir um personagem para que neles seja aceito. Sou muito autentico para caber em vestes que não sejam as minhas próprias.
Gosto de apreciar o cotidiano, sou colecionador de nuvens, flores e pessoas especiais. Gosto de música, de mato, de água, de morros, de pedras, de Cerrados e Sertões com seus apelos ao deserto de nós mesmos, lugar de renovação.
Gosto de conhecer novas culturas, lugares e pessoas.Quanto às pessoas, tenho por hábito confiar nelas, à primeira vista, e já sair chamando-as de amigas. Sou facim. Qualquer dedo de prosa já me seduz e encanta. Mas, tenho um sexto sentido apurado para desviar de vampiros emocionais, ou pessoas sem caráter.
Gosto de cozinhar, receber, de debulhar umas letrinhas, de lecionar, de palestrar, de conduzir dinâmicas de grupo, de atender como psicólogo, ou coaching. Gosto de fotografar, e tenho umas estranhices como colecionar discos de vinil, ou objetos antigos, o que dá no mesmo.
Tenho 4 tesouros que a vida me deu: Tiago, Priscila, Rodrigo e João Gabriel, meus filhos, pelos quais vale a pena viver! Este sou eu, e a Ânimo Desenvolvimento Humano é a minha quinta filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é uma honra.

Crônicas Anteriores